PROJECTO EÇA

Projecto EÇA

O ”Projecto Eça”, visa apoiar a cátedra Eça de Queirós na criação e desenvolvimento de um acervo bibliográfico, com obras de autores portugueses, maioritariamente do sec. XIX e 1º quartel do sec. XX, que venha a constituir-se como referência no contexto bibliotecário de Havana, relativamente aqueles autores portugueses.

Assim, propõe-se a Univerdesafio a adquirir, com meios financeiros próprios, junto de instituições de solidariedade social (IPSS), um mínimo de duzentos e cinquenta livros cujas características possam de alguma forma ser enquadrados nos parâmetros acima expressos.

A cátedra Eça de Queirós, adstrita à Faculdade de Línguas Estrangeiras da Universidade de Havana, criada em 2017, pretende render uma homenagem a José Maria de Eça de Queirós, um dos mais importantes escritores portugueses do século XIX e que nos anos de 1872 a 1874, desempenhou as funções de cônsul português em Havana.

Entre variadas actividades, é objectivo desta cátedra desenvolver a difusão da língua e cultura portuguesas não somente no sistema universitário, mas também nas redes de ensino de Cuba. Na prossecução dos seus objectivos, pretende criar um acervo bibliográfico e audiovisual relativo aos fins que estão na origem da sua criação.

Facebook